Desenvolvemos estratégias de marketing promocional com brindes ecológicos personalizados

Árvores - Jenipapo

Uma ótima opção de árvore frutífera

O Jenipapeiro (Genipa americana), conhecido popularmente como jenipapo, jenipá, jenipapinho, janipaba, janapabeiro, jenipapo, cabucu, janipapeiro, jenipapo bravo, jenipapo manso, janipava, quaitil, huito, caruto, jaqua é uma árvore nativa do Brasil. Em guarani, jenipapo significa "fruta que serve para pintar". Isso porque, do sumo do fruto verde, se extrai uma tinta com a qual se pode pintar a pele, paredes e cerâmica;


Região de ocorrência: Na Amazônia e mata atlântica.

Porte: Árvore de 10 a 20 metros de altura.

Onde plantar:  Praças, parques, jardins, ruas e bosques.

Floração:  no verão


Algumas partes do jenipapeiro (como a raiz, as folhas e o fruto) têm diferentes propriedades medicinais. As cascas do caule e as cascas do fruto verde são usadas também para curtir couro, por serem ricas em tanino. O jenipapo usado em forma de garrafada serve para emagrecimento e junção em dietas para redução de colesterol ruim


Como Cultivar sementes de Jenipapeiro


Quebra de dormência: Deixar de molho na água, em temperatura ambiente, por 12 horas antes do plantio.

Semeadura: Coloque as sementes em um vaso pequeno e cubra com 2 cm de substrato para germinação. Mantenha em local com luminosidade, mas sem sol direto.

Regas: Uma colher de água no início da manhã e uma no final do dia

Germinação: 30 a 55 dias

Transplante: Quando a muda atingir 10 cm passe uma espátula na borda do vaso, retire a muda com cuidado e plante em um vaso maior com 10 cm x 12 cm e regue 2 vezes ao dia.

Dica: Faça no início da manhã ou final do dia, antes de regar.

Plantio definitivo: Quando a muda atingir 20 cm faça o transplante para o local definitivo. Passe uma espátula na borda do vaso, retire a muda com cuidado e plante em local com 20 cm x 20 cm x 20 cm.


Fale conosco
pelo Whatsapp